Skip to main content
Uncategorized

Procedimentos estéticos em adolescentes

By March 15, 2022March 16th, 2022No Comments

Oi, curiosos de pele!

Vim hoje falar um pouco sobre um tema muito discutido e importante no cenário atual da beleza, a idade ideal para realização de procedimentos estéticos sejam esses invasivos (cirurgias) e os minimamente invasivos (preenchimentos, toxina botulínica..).

Há alguns dias publiquei no @drabarbarastorolli um destaque sobre rinomodelação não-definitiva com ácido hialurônico e recebi perguntas sobre com qual idade poderia ser realizado o mesmo. 

Pois bem, no contexto atual das mídias sociais, filtros, apelos de padrões de beleza e corpos e rostos que buscam a perfeição, uma parcela importante influenciada são os adolescentes.

Acredito que quando consideramos um procedimento estéticos precisamos nos atear ao importante fato que todo e qualquer procedimento pode ter complicações e que é necessário entendimento absoluto da possibilidade dessas e maturidade e discernimento para enfrentá-las. 

Em geral os adolescente ainda estão em um processo de formação de opinião e entendimento do mundo, são protegidos por suas famílias da realidade da vida adulta e de muitas das consequências de suas escolhas e atos. 

Obviamente que temos pessoas que se encaixam em um quadro de adolescente que sustentam famílias e que são obrigados a ter esse amadurecimento precoce, porém em geral quem busca por procedimentos estéticos precocemente, na minha vivência clínica, pertencem ao primeiro grupo. 

A grande popularização de padrões de beleza irreais contribui muito para a crescente procura por alterações corporais e faciais em jovens menores de 18 anos, e muitas vezes esses também são estimulados pelos próprios responsáveis a esse comportamento. O que acredito que explica esse cenário é o fato de que a pressão estética e os “padrões de beleza” recaem sobre todas as pessoas da sociedade, principalmente mulheres, as quais durante toda a sua existência serão julgadas por quesitos estéticos, resultantes de uma sociedade ainda muito machista e desigual. 

Para os profissionais que atuam na área estética, mais que conhecimentos técnicos, habilidades manuais, apurado senso estético de harmonia e bom senso é importante a clareza do cenário atual para lidar com as dores impostas pela sociedade aos nossos pacientes. 

Beleza vai muitos além de tamanho, simetria, orientação sexual, idade. Ao invés de valorizarmos o que nos é imposto que é o “certo” precisamos focar como bons profissionais e boas pessoas no que gera bem-estar e sentir-se bem para cada pessoa. 

Dia de reflexão curiosos de pele!

Espero que tenham gostado e continuem por aqui. 

Um beijo e muuuita pele boa pra você que chegou até aqui! 

Bá.